Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16429
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Eleições nas redes: análise das conexões em torno das campanhas de Jair Bolsonaro e Fernando Haddad no Facebook e no Twitter durante as eleições presidenciais de 2018
Author(s)/Inventor(s): Martins, Laíz Rodrigues dos Santos
Advisor: Sousa, Paulo César Castro de
Abstract: As estratégias de comunicação e marketing das campanhas eleitorais têm passado por transformações significativas em diversos países do mundo ao longo das últimas duas décadas, em especial com a explosão da Internet e a popularização dos sites de redes sociais, refletindo o cenário que caracteriza a emergência do fenômeno da "sociedade em rede", termo utilizado por Manuel Castells. A partir da perspectiva da Análise de Redes Sociais (ARS), este trabalho busca investigar a repercussão das campanhas eleitorais nos meios digitais dos dois candidatos que disputaram o segundo turno das eleições presidenciais de 2018, Jair Bolsonaro, do Partido Social Liberal (PSL) e Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores (PT). Para isso, serão analisadas as interações sociais formadas em torno das páginas oficiais de cada candidato no Facebook e de duas hashtags de apoio às suas candidaturas no Twitter. Assim, pretende-se avaliar, por meio das métricas da ARS, os diferentes aspectos das redes constituídas ao redor de cada candidato, e de que formas se articulam os seus respectivos grupos de apoiadores e críticos. Por fim, serão discutidas as contribuições que a ARS pode trazer para o estudo dos sites de redes sociais no que tange à participação política de seus usuários e à sua utilização pelas campanhas eleitorais na contemporaneidade.
Keywords: Campanhas eleitorais
Redes sociais
Propaganda política
Presidentes - Brasil - Eleições, 2018
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 6-Dec-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MARTINS, Laíz Rodrigues dos Santos. Eleições nas redes: análise das conexões em torno das campanhas de Jair Bolsonaro e Fernando Haddad no Facebook e no Twitter durante as eleições presidenciais de 2018. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LMartins.pdf1.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.