Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16661
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Reflexões de uma professora sobre as contribuições dos jogos online do tipo MMORPG no desenvolvimento da oralidade de adolescentes brasileiros aprendizes de inglês de um curso de idiomas
Autor(es)/Inventor(es): Barbosa, Carollina da Costa
Orientador: Kluge, Denise Cristina
Resumo: Nesta monografia será analisada a relação entre os jogos de vídeo game, com ênfase para os jogos online de interpretação de papéis para multijogadores em massa (em inglês Massively Multiplayer Online Role-Playing Game ou MMORPG), e o desenvolvimento da oralidade em língua inglesa a partir das minhas observações de sala de aula como professora de língua estrangeira e um levantamento bibliográfico sobre pesquisas direcionadas a essa temática. Para este fim, serão analisados estudos que apresentam a relevância do impacto dos jogos no processo de ensinoaprendizagem do estudante, bem como o impacto em seu perfil de aluno (GEE, 2003), a dinâmica dos jogos (BUSARELLO, 2016), os impactos da gamificação na educação (FADEL et al. 2014) além de um breve levantamento bibliográfico acerca dos estudos sobre o aspecto do inglês como uma língua de intermédio de comunicação (BECKER e KLUGE 2014; RAJAGOPALAN 2011). Ao comparar os pressupostos teóricos com minhas observações acerca dos meus alunos adolescentes, que é o público que está mais imerso no universo dos jogos online, foi possível concluir que de fato há uma influência dos jogos online no desenvolvimento das práticas de oralidade em língua inglesa em sala de aula, bem como na autoconfiança do estudante em arriscar sua participação nas atividades e até mesmo levar para sala de aula conhecimentos e curiosidades dos jogos, relacionando-os com o conteúdo educacional. A relação entre os jogos de MMORPG e o aprendizado de língua inglesa é um campo de pesquisa recente e o objetivo deste trabalho é contribuir para que tenhamos cada vez mais informação sobre esta nova realidade que está cada vez mais presente nas salas de aula.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem
Oralidade
Jogos eletrônicos
Língua inglesa
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Inglês

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