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dc.contributor.advisorSantos, Danúsia Torres dos-
dc.contributor.authorChaves, Jennifer Moura-
dc.date.accessioned2022-05-03T17:22:16Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:46Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16791-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino de língua estrangeirapt_BR
dc.titlePortal do professor de português língua estrangeira (PPPLE): análise de unidades didáticas do Brasil e de Cabo Verde por uma perspectiva metodológica e culturalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2694352639729560pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa partiu da indagação a respeito do modo como a plataforma Portal do Professor de Português Língua Estrangeira (PPPLE) apresenta aspectos culturais, considerando o conceito de língua-cultura (MENDES, 2011). Com o objetivo de encontrar respostas à problemática levantada, analisou-se a distribuição das Unidades Didáticas do Portal, seu tipo de abordagem e as suas características, tendo como base algumas Unidades do Brasil e de Cabo Verde, com os temas Cultura e Culinária. Os países foram escolhidos pelo critério de maior número de Unidades, de modo geral, e por nível, conforme indicado no Portal. A avaliação do material foi baseada nos critérios propostos por Dias (2009) e por Pedroso (1999). A pesquisa adotou um viés descritivo/comparativo para analisar dados quantitativos e qualitativos. Por meio de uma análise bibliográfica sobre a problemática em questão, chegou-se à conclusão de que a plataforma é um Recurso Educacional Aberto (REA) relevante, e que busca desenvolver a interculturalidade. Sendo assim, pode-se dizer que o Portal cumpre bem seu papel no ensino/aprendizagem do Português como Língua Não Materna (PLNM), apesar de precisar de alguns ajustes que podem otimizar seu funcionamento, como o aperfeiçoamento da ferramenta de busca, a revisão dos níveis de proficiência e o incremento do recurso de contato com o professor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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