Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16791
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Portal do professor de português língua estrangeira (PPPLE): análise de unidades didáticas do Brasil e de Cabo Verde por uma perspectiva metodológica e cultural
Autor(es)/Inventor(es): Chaves, Jennifer Moura
Orientador: Santos, Danúsia Torres dos
Resumo: Esta pesquisa partiu da indagação a respeito do modo como a plataforma Portal do Professor de Português Língua Estrangeira (PPPLE) apresenta aspectos culturais, considerando o conceito de língua-cultura (MENDES, 2011). Com o objetivo de encontrar respostas à problemática levantada, analisou-se a distribuição das Unidades Didáticas do Portal, seu tipo de abordagem e as suas características, tendo como base algumas Unidades do Brasil e de Cabo Verde, com os temas Cultura e Culinária. Os países foram escolhidos pelo critério de maior número de Unidades, de modo geral, e por nível, conforme indicado no Portal. A avaliação do material foi baseada nos critérios propostos por Dias (2009) e por Pedroso (1999). A pesquisa adotou um viés descritivo/comparativo para analisar dados quantitativos e qualitativos. Por meio de uma análise bibliográfica sobre a problemática em questão, chegou-se à conclusão de que a plataforma é um Recurso Educacional Aberto (REA) relevante, e que busca desenvolver a interculturalidade. Sendo assim, pode-se dizer que o Portal cumpre bem seu papel no ensino/aprendizagem do Português como Língua Não Materna (PLNM), apesar de precisar de alguns ajustes que podem otimizar seu funcionamento, como o aperfeiçoamento da ferramenta de busca, a revisão dos níveis de proficiência e o incremento do recurso de contato com o professor.
Palavras-chave: Língua portuguesa
Cultura
Tecnologia educacional
Ensino e aprendizagem
Ensino de língua estrangeira
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JMChaves.pdf2.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.