Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1702
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Mulheres da capa: a representação e a construção da imagem da mulher pelas revistas femininas
Autor(es)/Inventor(es): Nazareth, Mariana Silvestre
Orientador: Mattos, Beatriz Jaguaribe de
Resumo: Analisa a construção da imagem da mulher e sua representação na imprensa feminina, a partir de um traçado histórico do seu nascimento, no século XVII, até os dias atuais. Em todos os períodos, a imprensa feminina acompanhou as transformações da mulher em relação ao seu papel na sociedade. Se até o século XIX ela era apenas uma extensão do lar, na metade do século XX ocorre uma ruptura dessa mentalidade e a mulher começa a questionar sua vida e a lutar pelos seus direitos. As revistas femininas percebem a nova demanda e os temas considerados tabus como infelicidade matrimonial, submissão ao homem, trabalho fora de casa e, principalmente, o prazer sexual passam a figurar suas páginas. Por fim, pela comparação das capas e chamadas de capa das revistas “Claudia” e “Nova”, o trabalho busca perceber como a imprensa feminina representa e constrói a imagem da mulher brasileira.
Palavras-chave: Mulheres
Revistas
Representações sociais
Feminismo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 4-Dez-2007
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: NAZARETH, Mariana Silvestre. Mulheres da capa: a representação e a construção da imagem da mulher pelas revistas femininas. 2007. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
URI: http://hdl.handle.net/11422/1702
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MNazareth.pdf429,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.