Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1704
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Jornalismo e história: fonte memória e interdisciplinaridade
Autor(es)/Inventor(es): Reis, Flávia Florentino Marcondes dos
Tutor: Ribeiro, Ana Paula Goulart
Resumen: Reflexão acerca da utilização dos jornais como fonte legítima para a pesquisa histórica. Ao longo dos anos, a mídia apropriou-se de um sentido de construção da história através da apropriação da memória e de técnicas narrativas que pregam objetividade e imparcialidade. Neste percurso, à medida que a ditadura do acontecimento, associada às inovações tecnológicas, se tornava sua ferramenta principal, entrou em conflito com os historiadores, antes única autoridade na categorização do fato histórico. Apesar da crítica destes em relação a esta apropriação, a legitimidade adquirida culturalmente pelo jornalismo impôs a busca de um caminho que integrasse as duas disciplinas. Assim, enquanto o jornalismo fortalece sua imagem de testemunha da história ao alcançar posição privilegiada na representação da realidade, o historiador, dotado de um conhecimento científico que lhe é próprio, encontra caminhos para utilização desta imensa fonte de documentação e pesquisa.
Materia: Jornalismo
História
Memória
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 12-dic-2007
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : REIS, Flávia Florentino Marcondes dos. Jornalismo e história: fonte memória e interdisciplinaridade. 2007. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FFMReis.pdf981.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.