Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/17240
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Identidades e trajetórias de professores negros da Faculdade de Educação da UFRJ: uma reflexão sobre o racismo e a luta antirracista
Autor(es)/Inventor(es): Sovat, Ingrid da Veiga
Tutor: Costa, Warley da
Resumen: O presente estudo tem como objetivo analisar a trajetória acadêmica e práticas antirracistas de docentes negros e negras com matrículas ativas na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para se alcançar tal objetivo, buscou-se Identificar, valorizar as memórias e narrativas da experiência pessoal e profissional de 12 Professores negros em um primeiro momento, tomando como base os dados disponíveis na Plataforma Lattes à época da escrita da monografia, compreendendo que esse é um espaço biográfico potente para o estudo; ainda em busca desse objetivo central, em um segundo momento, foram endereçados formulários individuais para 07 professores desse grupo que desenvolviam pesquisas, ensino e extensão voltados para as práticas antirracistas. O quadro teórico norteador do estudo dialogou com os estudos biográficos (ARFUCH, 2010), Memória (POLLAK, 1992) racismo, racismo institucional, luta antirracista (ALMEIDA, 1998; CAVALLEIRO, 2001; RIBEIRO, 2019). Como resultado da pesquisa observou-se que os professores negros presentes no quadro efetivo da Universidade pública, ainda é pequeno (12 entre 126 professores/as em 2019), sintoma claro do racismo institucional; verificou-se também que as experiências discriminatórias narradas pelos depoentes, pôde contribuir, em maior ou menor grau, para que esses professores construíssem estratégias ou pedagogias antirracistas para sua vida profissional e pessoal.
Materia: Racismo
Biografia
Estudo de caso
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 13-ago-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SOVAT, Ingrid da Veiga. Identidades e trajetórias de professores negros da Faculdade de Educação da UFRJ: uma reflexão sobre o racismo e a luta antirracista. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ISovat.pdf340.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.