Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17449
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O impacto da comunicação na pedagogia contemporânea
Author(s)/Inventor(s): Ferreira, Fabiano da Silveira Alves
Advisor: Sodré, Muniz
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso irá tratar da associação das áreas da comunicação e educação na tentativa de apresentar modelos pedagógicos que rompam com a metodologia tradicional. Analisando assim como esse movimento deu origem a Educomunicação, uma forma de ensino-aprendizagem na qual a comunicação vem para auxiliar as práticas educativas. Esta monografia irá buscar entender se essas formas de ensino são de fato mais eficientes, levando em consideração também os avanços tecnológicos e a inclusão dos meios de comunicação na educação. Para isso será feita uma revisão na bibliografia pertinente ao campo, apontando assim a tendência dos pensadores de ambas as áreas sobre o tema analisado. Além de um estudo de caso instrumental, que partirá de uma pesquisa qualitativa envolvendo alunos e professores do curso de Medicina do UNIPAM, uma instituição de ensino do interior de Minas Gerais que aplica no curso uma metodologia ativa alternativa a tradicional com um viés atrelado a área da comunicação.
Keywords: Comunicação
Educação
Pedagogia
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Jan-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FERREIRA, Fabiano da Silveira Alves. O impacto da comunicação na pedagogia contemporânea. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FFerreira.pdf497.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.