Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17449
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O impacto da comunicação na pedagogia contemporânea
Autor(es)/Inventor(es): Ferreira, Fabiano da Silveira Alves
Orientador: Sodré, Muniz
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso irá tratar da associação das áreas da comunicação e educação na tentativa de apresentar modelos pedagógicos que rompam com a metodologia tradicional. Analisando assim como esse movimento deu origem a Educomunicação, uma forma de ensino-aprendizagem na qual a comunicação vem para auxiliar as práticas educativas. Esta monografia irá buscar entender se essas formas de ensino são de fato mais eficientes, levando em consideração também os avanços tecnológicos e a inclusão dos meios de comunicação na educação. Para isso será feita uma revisão na bibliografia pertinente ao campo, apontando assim a tendência dos pensadores de ambas as áreas sobre o tema analisado. Além de um estudo de caso instrumental, que partirá de uma pesquisa qualitativa envolvendo alunos e professores do curso de Medicina do UNIPAM, uma instituição de ensino do interior de Minas Gerais que aplica no curso uma metodologia ativa alternativa a tradicional com um viés atrelado a área da comunicação.
Palavras-chave: Comunicação
Educação
Pedagogia
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 1-Jan-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FERREIRA, Fabiano da Silveira Alves. O impacto da comunicação na pedagogia contemporânea. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FFerreira.pdf497.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.