Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/17496
Especie: Dissertação
Título : O conceito de incerteza nas experiências de física: introduzindo o histograma de blocos
Otros títulos: The concept of uncertainty in experiments: introducing the blocks histogram
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Evandro de Souza
Tutor: Maia, Raphael Nunes Púpio
Resumen: Nesta dissertação mostramos como introduzir o histograma de blocos a fim de apresentar aos estudantes as primeiras noções sobre Incertezas de medições de grandezas físicas em práticas experimentais simples de laboratório. Baseada na teoria de mediação sugerida por Vygotsky, propomos três experimentos relacionados ao ensino de física (Tempo de Reação, Queda Livre e Pêndulo Simples) para introduzir o uso do histograma na sequência didática. Ao término de cada atividade e de posse dos dados, os estudantes montaram histogramas, o que os possibilitou comparar modelos e / ou métodos experimentais. Desta forma, estimulamos os estudantes a compreender a incerteza de medições e os fenômenos físicos de cada atividade sem preocupações com o formalismo matemático. Finalizamos com o relato das atividades e conclusões.
Resumen: In this dissertation we show how to introduce the block histogram in order to present to the students the first notions about uncertainties of measurements of physical quantities in simple experimental laboratory practices. Based on the theory of mediation suggested by Vygotsky, we propose three experiments related to Physics Teaching (Reaction Time, Free Fall and simple pendulum) to introduce the use of the histogram in the didactic sequence. At the end of each activity and possession of the data, the students assembled histograms, which allowed them to compare experimental models and / or methods. In this way, we encourage students to understand the uncertainty of measurements and the physical phenomena of each activity without concern for mathematical formalism. We conclude with the report of the activities and conclusions.
Materia: Incerteza de medição
Laboratório
Ensino e aprendizagem
Ensino médio
Measurement uncertainty
Laboratory
Teaching and learning
High school
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
Unidade de producción: Instituto Politécnico
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 3-abr-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : OLIVEIRA, Evandro de Souza. O conceito de incerteza nas experiências de física: introduzindo o histograma de blocos. 2017. 100 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2017.
Aparece en las colecciones: Ensino de Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ESOLIVEIRA_PPG_EF.pdf1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ESOLIVEIRA_Produto.pdf273.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.