Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17551
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Encantarias performativas: a testemunha
Autor(es)/Inventor(es): Costa, Marcos Vinicius Marinho Silva da
Orientador: Ferraz, Maria Cristina Franco
Resumo: Este trabalho se propõe a analisar e discutir certas rotas de emergência, via experimentações artísticas, face à política do desencanto. Com o avanço do domínio territorial de grupos armados, como as milícias, pelo território da cidade do Rio de Janeiro, a política do desencanto se firma nos cotidianos episódios de violência marcados pelo derramamento de sangue. Na adequação dos corpos aos modos de ser/estar dominantes solicitados pelas milícias e pelo capitalismo pós-industrial é que opera a violência. Na política de desencanto, os corpos são destituídos de suas relações com outras formas da natureza, empobrecendo sua potência de criação e sociabilidade. Fechado para as relações com o mundo, estes corpos se desencantam, tornando-se impossibilitados de pertencer e de se afetar com a diversidade da vida. Contra tal impossibilidade é que alguns artistas da performance se lançam, através de programas performativos, em experimentações estéticas que suspendem hábitos arraigados e instigão a hesitação ante o movimento desencantado. Nessa direção, este trabalho analisa algumas experimentações de artistas da performance e se propõe a elaborar e ativar o programa performativo “A Testemunha”.
Palavras-chave: Encantos
Performance (Arte)
Milícias
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2-Fev-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: COSTA, Marcos Vinicius Marinho Silva da. Encantarias performativas: a testemunha. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
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