Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17730
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise da resistência e virulência em amostras de Escherichia coli uropatogênicas do ST69 isoladas no Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Vilar, Lucas Cecílio
Orientador: Moreira, Beatriz Meurer
Coorientador: Silva, Ana Paula de Souza da
Resumo: Escherichia coli é um microrganismo responsável por causar infecções intestinais e extraintestinais. Entre os clones causadores de infecções extraintestinais, destacam-se quatro que são considerados pandêmicos: ST69, ST73, ST95 e ST131, responsáveis principalmente por infecções no trato urinário (ITU) e infecções na corrente sanguínea (ICS). Esses clones apresentam fatores de virulência que permitem sua sobrevivência e adaptação nesses sítios do hospedeiro, além de possuírem genes que conferem resistência a antimicrobianos. ST69 foi primeiramente identificado como agente causador de ITU adquirida na comunidade nos Estados Unidos; no entanto, atualmente, já foi encontrado em todos os continentes e em diversos países. Embora o ST69 tenha uma grande importância médica, sendo um dos principais clones responsáveis por causar ITU e ICS, há poucos trabalhos que busquem caracterizar amostras desse ST circulantes no Brasil. O objetivo do presente estudo foi realizar uma análise temporal do perfil de resistência de amostras de E. coli pertencentes ao ST69 isoladas de indivíduos com ITU adquiridas na comunidade no estado do Rio de Janeiro obtidas em três períodos: 2005, 2015 e 2019, além de realizar uma análise genômica das amostras do período de 2005. Após a análise do perfil de resistência, vimos que as amostras do ano de 2019 foram significativamente mais suscetíveis a três antimicrobianos em relação à coleção 2005 (p<0,04) e a cinco antimicrobianos em relação a coleção 2015 (p<0,005). Realizamos a detecção do gene fimH nas amostras de 2019 e vimos que a frequência desse gene se manteve acima de 90% nas três coleções. Comparamos os genomas de 2005 com 40 genomas do ST69 disponíveis em um banco de dados e identificamos um gene de resistência e quatro genes de virulência conservados entre todos os genomas. A identificação desses genes pode contribuir para o desenvolvimento de tratamentos contra as amostras desse ST.
Palavras-chave: Escherichia coli
Genoma
Anti-infecciosos
Virulência
Genome
Anti-infective agents
Virulence
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 9-Jul-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: VILAR, L. C. (2021). Análise da resistência e virulência em amostras de Escherichia coli uropatogênicas do ST69 isoladas no Rio de Janeiro [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. Repositório Institucional Pantheon.
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Microbiologia e Imunologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LCVilar.pdf1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.