Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1794
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Os efeitos da internacionalização do mercado de medicamentos genéricos no Brasil na década de 2000
Author(s)/Inventor(s): Moura, Fernando Soares de
Advisor: Fonseca, Maria da Graça Derengowski
Abstract: A aquisição da Medley, maior empresa de medicamentos genéricos do Brasil, pela Sanofi-Aventis e a aquisição da Teuto, também fabricante de genéricos brasileira, pela Pfizer apontam uma internacionalização do mercado de produtos genéricos no Brasil nos últimos 5 anos. Motivado por esse reconhecimento, esse trabalho tem como objetivo buscar uma compreensão das causas e dos efeitos desta entrada efetiva de empresas farmacêuticas líderes do mercado mundial no mercado de medicamentos genéricos. Na presente monografia abordamos inicialmente a teoria da organização industrial cuja análise antitruste se baseia, para depois podermos analisar os casos julgados pelos órgãos antitrustes brasileiros. Portanto, utilizamos os casos do CADE como uma base indireta para mostrar uma internacionalização crescente no mercado. Percebemos que houve uma mudança na estratégia das firmas, que deixaram de tentar bloquear a entrada de genéricos e passaram a incorporar o movimento de entrada de novos produtos genéricos. Por fim, buscamos identificar os ganhos e as perdas da internacionalização do mercado de medicamentos genéricos no Brasil.
Keywords: Internacionalização do mercado
Medicamentos genéricos
Indústria farmacêutica
Teoria da economia industrial
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2011
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FSMoura.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.