Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/18092
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O “Sócrates de Caracas”: a concepção de república defendida no projeto de educação popular de Simón Rodríguez (1826-1849)
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Clara Marques
Orientador: Castro, Fernando Luiz Vale
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar, da perspectiva da História Intelectual, o conceito de república presente no projeto de educação de Simón Rodríguez (1771-1854), entre 1826 e 1849. Para isso, mobilizamos as obras Sociedades Americanas en 1828 (1841), Luces y Virtudes Sociales (1834) e Extracto Sucinto de mi obra sobre la educación republicana (1849), situando tais obras no conturbado contexto político das Independências Hispano-americanas. Para a compreensão da relação entre texto e contexto, assim, discutiremos não apenas as contribuições teóricas de Simón Rodríguez, mas sua trajetória, sua relação com Simón Bolívar, as disputas na emergência do regime republicano na América Hispânica e a forma como a obra de Rodríguez defende, por meio de discussões sobre projeto de educação, uma ideia de República incompatível com aquela levada a cabo pela elite criolla.
Palavras-chave: América Latina
Rodríguez, Simon
Educação popular
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA LATINO-AMERICANA
Unidade produtora: Instituto de História
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
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