Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/18372
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: (R)Existe um Museu para antes da queda da arquitetura
Autor(es)/Inventor(es): Valente, Luísa da Costa Crim
Orientador: Oliveira, Flavia dos Santos
Resumo: Este Trabalho Final de Graduação consiste na proposição de um estrutura de apoio para a Aldeia Maracanã, uma aldeia urbana fundada pelo coletivo indígena que ocupa o antigo Museu do Índio do Rio de Janeiro, colocando em questão a possibilidade de pensar a arquitetura de uma outra forma em contrapartida a abordagem tradicional do projeto como resolução de problemas preexistentes. A proposta compreende uma intervenção no antigo Museu, reconhecendo seu valor enquanto bem histórico, e uma previsão de uma infraestrutura de apoio para a área externa ocupada pelo coletivo. O desenvolvimento do trabalho deu-se partir da pesquisa básica, teórica e documental, que buscou refletir sobre o estereótipo da figura indígena, em especial quando no meio urbano, as questões patrimoniais e museológicas no Brasil e o questionamento das abordagens tradicionais no processo de projeto arquitetônico.
Palavras-chave: Museu indígena
Aldeia Maracanã
Patrimônio
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Unidade produtora: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Nov-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: VALENTE, Luísa da Costa. (R)Existe um Museu para antes da queda da arquitetura. 2020. 84 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LCValente.pdf14.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.