Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/18422
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Ensino de língua espanhola para surdos brasileiros
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Caroline Rodrigues da
Tutor: Nunes, Valeria Fernandes
Resumen: O presente trabalho de conclusão de curso tem como foco o ensino de língua espanhola para surdos brasileiros. A língua espanhola possui um grande número de falantes nativos e é importante para cidadãos em nosso país, seja devido às relações de turismo e comércio ou por questões educacionais. O Brasil faz fronteira com diversos países em que o espanhol é língua oficial e também faz parte do Mercado Comum do Sul (Mercosur). O espanhol também se faz presente no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e em alguns processos seletivos para pós-graduação. Assim, é necessário desenvolver estratégias para o ensino dessa língua estrangeira para surdos também. Pensando nisso, por meio de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, analisamos dois artigos com estratégias diferentes usadas em sala de aula para melhorar a relação dos alunos com a língua ensinada. Os resultados preliminares apontam para duas estratégias de ensino utilizadas para a interação, no ambiente de sala de aula, entre alunos ouvintes e alunos surdos a fim de contribuir no processo de ensino e aprendizagem do espanhol como Língua Estrangeira (ELE) para surdos.
Materia: Língua espanhola
Ensino
Aprendizagem
Surdos
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Espanhol

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CRSilva.pdf159.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.