Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1848
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Reforma financeira do PAEG: efeitos sobre as condições de financiamento do crescimento econômico no Brasil durante o Regime Militar (1964-1984)
Autor(es)/Inventor(es): Chaves, Leonardo Salim Saker
Orientador: Hermann, Jennifer
Resumo: O presente trabalho se propõe a analisar o período de regime militar no Brasil entre 1964-1984 com relação ao financiamento de longo prazo. Para tanto, se inicia com uma abordagem teórica das correntes neoclássica, novo-keynesiana e pós-keynesiana, que relacionam o crescimento econômico a um sistema financeiro desenvolvido. Já como forma de representação dos arranjos financeiros que possibilitaram o crescimento econômico ao longo da história, será utilizada a classificação dos sistemas financeiros com base no trabalho de Zysman, 1983. Prossegue com a apresentação do sistema financeiro brasileiro anterior a 1964, e como este pouco estimulava o crescimento do país na medida em que sua baixa capacidade de financiar investimentos alimentava a inflação. Contrapondo a este sistema, se retratará a reforma financeira do PAEG em 1964 que propôs um novo modelo de financiamento de investimento. Com isso, serão buscadas as razões para que o sistema financeiro brasileiro não conseguisse, ao fim do regime militar em 1984, alcançar as transformações que o governo propunha.
Palavras-chave: Crescimento econômico
Programa de Ação Econônica do Governo
Governos Militares (1964-1985)
Sistema financeiro
Investimentos
Desenvolvimento econômico
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Ago-2012
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSKChaves.pdf717.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.