Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1862
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A manipulação da informação e a geração 68
Autor(es)/Inventor(es): Santiago, Maria Cecília Leão
Orientador: Kuperman, Priscila de Siqueira
Resumo: Esta monografia torna-se um exercício pela luta do não esquecimento de uma época em que os jovens, acima de tudo, acreditavam no futuro e na capacidade humana de transformação da realidade social. Os jovens de 68 abriram caminhos para um país democrático e livre das torturas físicas e psicológicas praticadas pelos governos ditatoriais. E por fazer questão de lembrar dessas pessoas, as quais lutaram por melhorias sociais, a aluna aliou-se aos fatos históricos realizando uma transdisciplinariedade. Para alcançar uma reflexão sobre o que levou uma geração ser tão combativa, foi preciso também analisar os acontecimentos políticos que antecederam a 1968. O que faria jovens serem tão dispostos a dar própria vida pela revolução? O trabalho esclarece os impasses que, tanto a grande mídia, quanto a mídia alternativa, tiveram que enfrentar durante o período militar. São relatados os métodos de censura, as arbitrariedades através de perseguições e prisões de jornalistas, e as medidas de controle que iam além das auditorias financeiras. Foi analisado o posicionamento do jornal O Globo, a partir da leitura de matérias dos anos de 1968 e 1969. Dessa forma, foi possível compreender o papel da mídia na elaboração de uma realidade e, sobretudo, o seu papel na construção da memória social.
Palavras-chave: Ditadura
Jovens
Jornal O Globo
Memória social
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 4-Dez-2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTIAGO, Maria Cecilia Leão. A manipulação da informação e a geração 68. 122 f. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
URI: http://hdl.handle.net/11422/1862
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSANTIAGO.pdf720,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.