Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19131
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Mal-estar discente: refletindo sobre a saúde mental em tempos de pandemia
Author(s)/Inventor(s): Souza, Alex Gomes de
Advisor: Carneiro, Cristiana
Abstract: O presente estudo, de natureza qualitativa, transversal e exploratória, pesquisa a intensificação do mal-estar e as suas possíveis consequências na saúde mental dos estudantes do curso de Pedagogia da UFRJ. Tal escolha se justifica pelo perfil discente desse curso e pela importância da instituição. Complementando esse objetivo principal, buscou-se também refletir sobre o mal-estar a partir de Freud, analisar o conceito de saúde mental, identificar os principais sintomas associados à intensificação do mal-estar e/ou a perturbação da saúde mental dos universitários (caso tal intensificação seja percebida) e oferecer um espaço de fala e escuta aos mesmos. Os procedimentos técnicos utilizados foram o levantamento bibliográfico, construído a partir de consultas a diferentes bases de dados, o questionário misto, que foi respondido por 80 discentes, e a entrevista semiestruturada, que contou com a colaboração de 10 estudantes. Os resultados confirmaram a intensificação do mal-estar e perturbações na saúde mental dos universitários participantes, em que foi possível apontar indícios de aumento do estresse, do cansaço físico e mental, além de alterações no ciclo de sono e queda da produtividade acadêmica.
Keywords: Saúde mental
COVID-19 (Doença)
Ensino à distância
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 5-Aug-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SOUZA, Alex Gomes de. Mal-estar discente: refletindo sobre a saúde mental em tempos de pandemia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ASouza.pdf912.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.