Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19131
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Mal-estar discente: refletindo sobre a saúde mental em tempos de pandemia |
Author(s)/Inventor(s): | Souza, Alex Gomes de |
Advisor: | Carneiro, Cristiana |
Abstract: | O presente estudo, de natureza qualitativa, transversal e exploratória, pesquisa a intensificação do mal-estar e as suas possíveis consequências na saúde mental dos estudantes do curso de Pedagogia da UFRJ. Tal escolha se justifica pelo perfil discente desse curso e pela importância da instituição. Complementando esse objetivo principal, buscou-se também refletir sobre o mal-estar a partir de Freud, analisar o conceito de saúde mental, identificar os principais sintomas associados à intensificação do mal-estar e/ou a perturbação da saúde mental dos universitários (caso tal intensificação seja percebida) e oferecer um espaço de fala e escuta aos mesmos. Os procedimentos técnicos utilizados foram o levantamento bibliográfico, construído a partir de consultas a diferentes bases de dados, o questionário misto, que foi respondido por 80 discentes, e a entrevista semiestruturada, que contou com a colaboração de 10 estudantes. Os resultados confirmaram a intensificação do mal-estar e perturbações na saúde mental dos universitários participantes, em que foi possível apontar indícios de aumento do estresse, do cansaço físico e mental, além de alterações no ciclo de sono e queda da produtividade acadêmica. |
Keywords: | Saúde mental COVID-19 Ensino à distância |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 5-Aug-2022 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | SOUZA, Alex Gomes de. Mal-estar discente: refletindo sobre a saúde mental em tempos de pandemia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ASouza.pdf | 912.95 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.