Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19150
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Identidade bate-bola: os 30 anos da Turma Velhas do Muquiço
Autor(es)/Inventor(es): Neves, Ramon Vallasco
Orientador: Gastaldoni, Dante
Resumo: O trabalho discute a identidade e a memória da cultura bate-bola, a partir da subjetividade e das impressões dos sujeitos que vivenciam essa manifestação originalmente suburbana. Baseio-me na ideia de memória coletiva, partindo de questões sobre identidade, nos debates de Stuart Hall, Erving Gofmann, Ana Enne e Maurice Halbwachs. Também são discutidas influências que existem na relação entre o território e a cultura bate-bola, com provocações de leituras como Nestor Garcia Canclini, Eduardo Galeano, Zygmunt Bauman e Roberto DaMatta. O trabalho também aborda a mídia, a partir de seus discursos e narrativas externas à vivência da cultura bate-bola, influenciando e marcando a manifestação como uma prática superficial e marginalizada, além de discussões fundamentais originadas em diálogos com Michel Foucault, Eduardo Granja Coutinho, Antônio Gramsci e com o conceito de bem- querer do fotógrafo João Roberto Ripper.
Palavras-chave: Carnaval
Memória coletiva
Fotografia
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 9-Nov-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: NEVES, Ramon Vallasco. Identidade bate-bola: os 30 anos da Turma Velhas do Muquiço. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RNeves.pdf2.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.