Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19533
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Ensinando para transgredir: práticas pedagógicas interdisciplinares do pré-vestibular comunitário do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM)
Author(s)/Inventor(s): Aguiar, Leanlia Marinho de
Advisor: Scofano, Reuber Gerbassi
Abstract: Este trabalho monográfico tem como objetivo discutir os pensamentos e as contribuições pedagógicas da autora bell hooks e sua correlação freiriana na educação desenvolvida no curso pré-vestibular comunitário do CEASM, instituição localizada na favela da Maré. Baseada em uma pesquisa bibliográfica, autores essenciais na conversa sobre educação popular, movimentos sociais, educação libertária e pedagogia engajada foram o norte para a reflexão e apontamento de práticas libertárias existentes no curso pré-vestibular que se insere dentro de um contexto de educação não formal. Analisamos como é a organização do curso pré-vestibular, como se desenvolvem as práticas pedagógicas interdisciplinares e, como os temas e debates são essenciais para romper com padrões tradicionais de educação, bem como, juntamente a essas práticas, formar seus educandos de maneira crítica e libertária. Mobilizada por um relato de experiência, a autora deste trabalho narra brevemente sua vivência como aluna do pré-vestibular e, conclui com a refletida importância desse espaço de educação para a sua formação e conclusão no curso de pedagogia.
Keywords: Educação popular
Vestibular
Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 28-Nov-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: AGUIAR, Leanlia Marinho de. Ensinando para transgredir: práticas pedagógicas interdisciplinares do pré-vestibular comunitário do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAguiar.pdf301.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.