Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19541
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Avaliação de desempenho termo-energético de vedações em concreto leve como alternativa para habitações de interesse social
Author(s)/Inventor(s): Silva, Fabrício Pimentel Gaspar da
Advisor: Velasco, Reila Vargas
Co-advisor: Grabois, Thiago Melo
Abstract: A Arquitetura e Urbanismo é um campo que estuda e analisa soluções construtivas de forma a adequar o espaço à sociedade que o habita. Atualmente, como o desenvolvimento de novas técnicas e soluções construtivas, tem-se a preocupação da concepção de habitações com vistas à redução do impacto ambiental. Apesar das discussões sobre as questões termo-energéticas das edificações terem aumentado nos últimos anos, o estudo deste assunto se faz necessário uma vez que o conhecimento do que pode ser feito para um melhor desempenho da edificação pode resultar em políticas públicas no setor. E como produto para uso na construção, a adoção do concreto leve surge como uma tecnologia alternativa ao concreto convencional e a questão termo energética é contemplada com o uso do material, uma vez que proporciona uma redução na transferência de propagação de calor. Adicionalmente, o concreto leve, dentre outros benefícios, proporciona menor carga nas fundações, uma vez que sua massa específica é baixa, e maior facilidade de transporte quando utilizado em peças pré-fabricadas Frente ao exposto, este trabalho propõe a análise a partir de simulações térmicas no software Energyplus de uma habitação com processo construtivo em paredes pré-fabricadas em concreto leve. A metodologia empregada será dividida em 3 etapas: a primeira etapa tem como objetivo mostrar os resultados obtidos em pesquisa anterior ao trabalho final de graduação e que motivaram o desenvolvimento deste estudo. Na segunda etapa desenvolve-se um estudo de caso referente ao Programa Minha Casa Minha Vida, localizado no bairro de Senador Camará, e a escolha dos parâmetros e método a fim de realizar a simulação computacional. Diante disso, a última etapa é composta pela realização de simulações de desempenho termo-energético, segundo parâmetros definidos pelo Regulamento Técnico de Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edificações Residenciais (RTQ-R), variando os materiais construtivos na composição de sistemas de vedações verticais em comparação com a principal especificação adotada pelo programa. Em conclusão, espera-se uma reflexão acerca do uso de materiais alternativos capazes de potencializar o conforto térmico e a eficiência energética da edificação.
Keywords: Ambiente construido
Concreto leve
Desempenho - Avaliação
Eficiência energética
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Production unit: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Fabrício Pimentel Gaspar da. Avaliação de desempenho termo-energético de vedações em concreto leve como alternativa para habitações de interesse social. 2021. 71 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FPGSilva.pdf11.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.