Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19554
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Rodas de conversa na educação infantil: reflexões sobre uma prática institucionalizada
Autor(es)/Inventor(es): Calixto, Rafaela Pereira da Rocha
Orientador: Santos, Núbia de Oliveira
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre as rodas de conversa na Educação Infantil, sua importância enquanto prática pedagógica institucionalizada e o espaço ocupado pelos sujeitos envolvidos nesse momento. Para estruturação dessa pesquisa foi realizada uma análise dos documentos legais da Educação Infantil, relacionando-os com as ideias de alguns autores como Paulo Freire, Manuel Jacinto Sarmento, Jorge Larossa Bondía e Gilda Rizzo. O estudo constitui-se também pela análise do relato de duas observações de rodas de conversa e duas entrevistas semiestruturadas com as professoras dos grupos, concluindo-se que as rodas de conversa enquanto uma prática institucionalizada pode além de promover interações criança-criança e criança-adulto, também ocupar um lugar de silenciamento e controle.
Palavras-chave: Educação infantil
Conversação
Pedagogia
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 5-Dez-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CALIXTO, Rafaela Pereira da Rocha. Rodas de conversa na educação infantil: reflexões sobre uma prática institucionalizada. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RCalixto.pdf258.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.