Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19563
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O fundo do ar é cinza: um filme de arquivo sobre o agronegócio
Autor(es)/Inventor(es): Magalhães, Carolina Venancio
Orientador: Leandro, Anita Matilde Silva
Resumo: O presente trabalho se dedica a relatar o processo de realização de um curta-metragem de arquivo sobre o agronegócio, intitulado O Fundo do Ar é Cinza. Retomando o método debordiano de “desvio de imagens”, esse projeto prático busca refletir sobre o processo de consolidação do agronegócio e as imagens que este setor utiliza para se legitimar. Para uma melhor compreensão do tema, é realizada uma introdução sobre o agronegócio e suas contradições, e também sobre o processo de concepção do projeto. Em seguida, o relatório se debruça sobre a abordagem estética do filme realizado, apresentando as referências fílmicas e as técnicas de montagem adotadas nesse trabalho. Por fim, é apresentado o tratamento do filme, onde as sequências são identificadas e justificadas. Assim, o relatório pauta questões relativas a um projeto de filme de arquivo.
Palavras-chave: Agroindústria
Cinema
Recursos audiovisuais
Curta-metragem
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 27-Jul-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MAGALHÃES, Carolina Venancio. O fundo do ar é cinza: um filme de arquivo sobre o agronegócio. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Comunicação - Radialismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CMagalhaes.pdf1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.