Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19636
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, Tatiane Cruz Leal-
dc.contributor.authorRocha, Maria Antônia Azevêdo Teixeira-
dc.date.accessioned2023-01-27T19:47:38Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:48Z-
dc.date.issued2023-01-09-
dc.identifier.citationROCHA, Maria Antônia Azevêdo Teixeira. A influência das celebridades na construção da identidade dos fãs: o caso do fandom ARMY do BTS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19636-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCelebridadespt_BR
dc.subjectFãspt_BR
dc.subjectK-Popperpt_BR
dc.titleA influência das celebridades na construção da identidade dos fãs: o caso do fandom ARMY do BTSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Anjos, Júlia-
dc.contributor.referee2Mazur, Daniela-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo investigar como o grupo sul-coreano de K-pop BTS influencia a construção da identidade dos fãs. Entre os objetivos do estudo, visa-se entender como os fãs se apropriam dos conteúdos recebidos e os interpretam de acordo com seus contextos locais, bem como compreender como eles lidam com a barreira cultural e linguística. Ademais, procuraremos investigar, com base em estudos teóricos sobre celebridades, fãs, identidade e cultura sul-coreana os hábitos de consumo dos fãs e entender a formação de comunidades ao redor de um interesse comum. Como metodologia de pesquisa adotou-se entrevistas em profundidade com cinco personagens que se identificam enquanto participantes do fandom ARMY, além da revisão bibliográfica. Através da análise dos dados coletados nas entrevistas, inferiu-se que os membros do grupo influenciam os fãs através de ligação emocional, consumo, construção de repertório sociocultural, práticas de sociabilidade e impactos no pensar e agir. Portanto, concluiu-se que as figuras das celebridades se tornam presentes no cotidiano dos fãs, impactando o modo como se reconhecem e são reconhecidos pela sociedade, bem como a forma como interpretam o mundo ao seu redor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MRocha.pdf872.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.