Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19636
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A influência das celebridades na construção da identidade dos fãs: o caso do fandom ARMY do BTS
Autor(es)/Inventor(es): Rocha, Maria Antônia Azevêdo Teixeira
Orientador: Costa, Tatiane Cruz Leal
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar como o grupo sul-coreano de K-pop BTS influencia a construção da identidade dos fãs. Entre os objetivos do estudo, visa-se entender como os fãs se apropriam dos conteúdos recebidos e os interpretam de acordo com seus contextos locais, bem como compreender como eles lidam com a barreira cultural e linguística. Ademais, procuraremos investigar, com base em estudos teóricos sobre celebridades, fãs, identidade e cultura sul-coreana os hábitos de consumo dos fãs e entender a formação de comunidades ao redor de um interesse comum. Como metodologia de pesquisa adotou-se entrevistas em profundidade com cinco personagens que se identificam enquanto participantes do fandom ARMY, além da revisão bibliográfica. Através da análise dos dados coletados nas entrevistas, inferiu-se que os membros do grupo influenciam os fãs através de ligação emocional, consumo, construção de repertório sociocultural, práticas de sociabilidade e impactos no pensar e agir. Portanto, concluiu-se que as figuras das celebridades se tornam presentes no cotidiano dos fãs, impactando o modo como se reconhecem e são reconhecidos pela sociedade, bem como a forma como interpretam o mundo ao seu redor.
Palavras-chave: Celebridades
Fãs
K-Popper
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 9-Jan-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ROCHA, Maria Antônia Azevêdo Teixeira. A influência das celebridades na construção da identidade dos fãs: o caso do fandom ARMY do BTS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MRocha.pdf872.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.