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dc.contributor.advisorRibeiro, Benvinda de Jesus Ferreira-
dc.contributor.authorManeiras, Lidia Moura-
dc.date.accessioned2023-03-17T12:11:51Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:19Z-
dc.date.issued2022-08-12-
dc.identifier.citationMANEIRAS, Lidia Moura. A cerâmica de Mestre Vitalino: estudos pertinentes à conservação de obras que compõem o acervo do Museu D. João VI. 2022. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19930-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMestre Vitalinopt_BR
dc.subjectCerâmicapt_BR
dc.subjectMuseu D. João VIpt_BR
dc.titleA cerâmica de Mestre Vitalino: estudos pertinentes à conservação de obras que compõem o acervo do Museu D. João VIpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoResultante de dois anos de pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PIBIC/UFRJ-CNPq) – inserida no projeto central intitulado “A preservação de acervos escultóricos em museus” – o presente trabalho de conclusão de curso destina-se à produção de conhecimento sobre a arte Mestre Vitalino, através do estudo de obras presentes no acervo do Museu D. João VI (MDJVI), da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ). O intuito do trabalho é contribuir para a preservação da obra desse importante artista popular pernambucano e para a memória cultural brasileira, fornecendo informações que auxiliem os futuros procedimentos de conservação e restauração das suas esculturas em cerâmica terracota, as quais, juntamente com toda a coleção que as contém, estão em processo de transferência para um novo espaço do museu destinado somente à arte popular. Dessa forma, procurou-se analisar a conformidade estético-construtiva e a composição físico-química de cinco obras – selecionadas sob os critérios de similaridades de características e de problemas somado ao de diferenças estéticas – de Vitalino, além das condições ambientais do local onde elas serão expostas e armazenadas, visando-se obter um embasamento mais aprofundado sobre a criação do artista e o seu espaço museológico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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