Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/20002
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Kastrup, Virgínia | - |
dc.contributor.author | Athayde, Mariana Moreno de | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-24T13:32:46Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:24Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | ATHAYDE, Mariana Moreno de. Deficiência, capacitismo e mediação escolar: articulações de redes de cuidado na construção de uma educação inclusiva. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/20002 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pessoa com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Mediação escolar | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Capacitismo | pt_BR |
dc.title | Deficiência, capacitismo e mediação escolar: articulações de redes de cuidado na construção de uma educação inclusiva | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso surge a partir dos desafios e possibilidades suscitados por experiências vividas durante minha participação como bolsista de iniciação científica e estagiária em três projetos de pesquisa e extensão envolvendo pessoas com deficiência, ao longo de meu processo de formação em psicologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. O objetivo deste trabalho é estudar as relações entre a deficiência, o capacitismo e a mediação escolar através da perspectiva do cuidado, discutindo o modelo feminista da deficiência (DINIZ, 2007). A metodologia consiste em estudo teórico e na análise de diários de campo de experiências com acessibilidade e inclusão, utilizando o método da cartografia (PASSOS; KASTRUP e ESCÓSSIA, 2009; PASSOS; KASTRUP e TEDESCO, 2014). Os estudos sociais da deficiência problematizam práticas, crenças, preconceitos e a hegemonia modelo biomédico. A ênfase deste trabalho é na segunda geração desses estudos, que questiona o princípio de igualdade e a luta pela independência que marcou a primeira geração do modelo social da deficiência, trazendo para a discussão a convergência de outras variáveis de desigualdade, como raça, gênero, orientação sexual ou idade. A partir daí, examinamos o conceito de capacitismo e a perspectiva do cuidado, fundada na interdependência. A partir de tal perspectiva, discutimos o conceito de mediação escolar, que é deslocado do modelo de atendimento individual para ser definido pela mobilização de redes de cuidado. A partir de três experiências nos campos da psicologia, da educação, da arte e da acessibilidade, o trabalho propõe questionamentos sobre os desafios da educação inclusiva, da normatividade e do capacitismo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Psicologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MMoreno.pdf | 245.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.