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http://hdl.handle.net/11422/20002
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Deficiência, capacitismo e mediação escolar: articulações de redes de cuidado na construção de uma educação inclusiva |
Autor(es)/Inventor(es): | Athayde, Mariana Moreno de |
Tutor: | Kastrup, Virgínia |
Resumen: | Este trabalho de conclusão de curso surge a partir dos desafios e possibilidades suscitados por experiências vividas durante minha participação como bolsista de iniciação científica e estagiária em três projetos de pesquisa e extensão envolvendo pessoas com deficiência, ao longo de meu processo de formação em psicologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. O objetivo deste trabalho é estudar as relações entre a deficiência, o capacitismo e a mediação escolar através da perspectiva do cuidado, discutindo o modelo feminista da deficiência (DINIZ, 2007). A metodologia consiste em estudo teórico e na análise de diários de campo de experiências com acessibilidade e inclusão, utilizando o método da cartografia (PASSOS; KASTRUP e ESCÓSSIA, 2009; PASSOS; KASTRUP e TEDESCO, 2014). Os estudos sociais da deficiência problematizam práticas, crenças, preconceitos e a hegemonia modelo biomédico. A ênfase deste trabalho é na segunda geração desses estudos, que questiona o princípio de igualdade e a luta pela independência que marcou a primeira geração do modelo social da deficiência, trazendo para a discussão a convergência de outras variáveis de desigualdade, como raça, gênero, orientação sexual ou idade. A partir daí, examinamos o conceito de capacitismo e a perspectiva do cuidado, fundada na interdependência. A partir de tal perspectiva, discutimos o conceito de mediação escolar, que é deslocado do modelo de atendimento individual para ser definido pela mobilização de redes de cuidado. A partir de três experiências nos campos da psicologia, da educação, da arte e da acessibilidade, o trabalho propõe questionamentos sobre os desafios da educação inclusiva, da normatividade e do capacitismo. |
Materia: | Pessoa com deficiência Mediação escolar Inclusão escolar Capacitismo |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Unidade de producción: | Instituto de Psicologia |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2021 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | ATHAYDE, Mariana Moreno de. Deficiência, capacitismo e mediação escolar: articulações de redes de cuidado na construção de uma educação inclusiva. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Aparece en las colecciones: | Psicologia |
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