Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20315
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Associação entre os reguladores transcricionais BmoR e OxyR e características fenotípicas de cepas de Bacteroides fragilis
Author(s)/Inventor(s): Costa, Scarlathe Bezerra da
Advisor: Lobo, Leandro Araujo
Co-advisor: Teixeira, Felipe Lopes
Abstract: Bacteroides fragilis é um bacilo Gram-negativo anaeróbio que é encontrado predominantemente no trato gastrointestinal e é componente da microbiota anfibiôntica do homem, mas pode se tornar um patógeno levando a quadros clínicos como bacteremias e endocardites. Essa bactéria é o anaeróbio estrito mais isolado de processos infecciosos de origem endógena, e, acredita-se que sua perpetuação em um quadro infeccioso se dê principalmente pela expressão de fatores de virulência e sua alta resistência ao estresse oxidativo. Dentre os anaeróbios, B. fragilis é uma das bactérias mais resistentesà exposição ao oxigênio, podendo sobreviver por até 72 horas em ambiente aeróbio. O oxigênio leva à formação de radicais livres de oxigênio que atuam de forma deletéria para a célula.B. fragilis possui uma resposta ao estresse oxidativo onde há a alteração da expressão de diversos genes codificantes de proteínas que vão atuar no combate desses radicais, como os que codificam as enzimas detoxificantes: superóxido dismutase e catalase. Grande parte da expressão desses genes é controlada pelo regulador OxyR, mas um outro regulador, o BmoR, que pertence à família de reguladores transcricionais MarR também participa dessa resposta. Já se sabe que a expressão de BmoR é independente de OxyR, porém, ainda não são claros quais os mecanismos envolvidos nessa resposta. Portanto, o principal objetivo desse trabalho foi avaliar a prevalência dos genes bmoR e oxyR em cepas de B. fragilis,assim como, as características fenotípicas das mesmas. Inicialmente, foi pesquisada a prevalência do gene bmoRe oxyRem um conjunto de cepas de B. fragilis, sendo observado que nem toda cepa deste microrganismo é portadora desses genes. Este mesmo conjunto de cepas foi submetido à exposição a agentes oxidantes como o O2 atmosférico e ao Peróxido de hidrogênio (H2O2) a 3%. Observamos que o fenótipo dessas cepas varia entre os dois agentes testados, porém, não foi possível estabelecer uma relação causal entre a presença dos genes e o fenótipo observado. Ainda foram utilizadas cepas mutantes de B. fragilis para o gene bmoR,oxyR ou um mutante duplo para ambos em testes in vitro e in vivo. Quando essas cepas foram expostas a macrófagos peritoneais e medulares, percebeu-se que não há diferença na sobrevivência de nenhuma das mutantes quando comparadas a cepa selvagem independente da célula ao qual elas foram expostas. Já quando foi avaliada a capacidade de formar abscessos em camundongos C57BL/6 foi observado que a ausência do gene oxyR levou a uma diminuição na expressão desse fator de virulência. Esperamos que os resultados obtidos nesse estudo ajudem a esclarecer a influência dos reguladores BmoR e OxyR nas características fenotípicas de cepas de B. fragilis e de que forma esses reguladores estariam relacionados à capacidade de B. fragilis de prevalescer em processos infecciosos.
Keywords: Bacteroides fragilis
Regulação da expressão gênica
Estresse oxidativo
Bactérias anaeróbias
Gene expression regulation
Oxidative stress
Bacteria, Anaerobic
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA
Production unit: Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 13-Dec-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: COSTA, S. B. da. (2016). Associação entre os reguladores transcricionais BmoR e OxyR e características fenotípicas de cepas de Bacteroides fragilis [Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. Repositório Institucional Pantheon.
Appears in Collections:Ciências Biológicas - Microbiologia e Imunologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SBCosta.pdf754.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.