Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2044
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Medicina na televisão: uma análise da série House M D
Autor(es)/Inventor(es): Gomes, Carolina de Araújo
Orientador: Bentes, Ivana
Resumo: Investiga as mudanças históricas do campo da medicina a partir de sua representação na bem-sucedida série de TV norte-americana House, M.D., exibida no Brasil pelo canal Universal Channel e pela Rede Record. Como um produto cultural de um veículo de comunicação de massa, a série ajuda a produzir um imaginário a respeito da prática médica contemporânea, indo além do entretenimento ao transmitir conceitos, idéias, mensagens e representações sociais. Os episódios do seriado são analisados a partir das características da medicina moderna - descrita por Foucault em “O Nascimento da Clínica” - e dos conflitos advindos da prática dessa medicina na era pósmoderna e com o surgimento da bioética, disciplina que busca resolver os problemas oriundos da interferência da ciência e da biotecnologia na vida humana. A monografia aborda também a importância da popularização da ciência para a produção e o sucesso de uma série de TV como House M.D., que tem seu enredo compreendido por diferentes esferas da sociedade apesar de lançar mão de avançados conhecimentos médicos como fio condutor de sua narrativa.
Palavras-chave: Televisão
Medicina
Seriado
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 1-Dez-2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GOMES, Carolina de Araújo. Medicina na televisão: uma análise da série House MD. 2008. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CGOMES.pdf463.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.