Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/20647
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Avaliação do efeito anti-helmíntico do extrato bruto da planta Tocoyena bullata no modelo Caenorhabditis elegans
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Mateus Rangel
Tutor: Gonçalves, Júlia Peralta
Tutor : Oliveira, Aleksandra Menezes de
Resumen: Os helmintos são metazoários, sendo muitas espécies parasitas que podem infectar o homem, impactando negativamente sua saúde. O modelo experimental utilizado para testes de atividade anti-helmíntica é o Caenorhabditis elegans, um nematoide de vida livre, que apresenta alta disponibilidade, facilidade de cultura e rápido ciclo de vida, sendo utilizado no desenvolvimento de novos fármacos e que compartilha diversas características com nematoides parasitas de humanos. Os produtos naturais vêm sendo avaliados pelas suas propriedades anti-helmínticas, e grande fonte desses produtos são plantas coletadas no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. O objetivo do trabalho foi avaliar a atividade anti-helmíntica do extrato bruto de Tocoyena bullata em ovos, larvas e adultos de C. elegans. A cepa N2 de C. elegans foi mantida em laboratório utilizando Escherichia coli cepa OP50 como fonte alimentar a 20ºC. O extrato foi cedido pela Profª Drª Michelle Frazão Muzitano (LPBio/UFRJ). Foi realizada a sincronização da cultura para obtenção de ovos do C. elegans a partir da lise dos helmintos adultos com solução de NaOH 5% e NaOCl 6%. Após 30 horas, são obtidas as larvas L3-L4 e 72 horas depois, os adultos. Cerca de 30 espécimes de ovos, L3-L4 e adultos foram incubados com o extrato de T. bullata nas concentrações de 5, 10, 25, 50, 100 e 200 µg/mL. A condição DMSO 0,01% foi utilizada como controle. O efeito nos ovos foi avaliado pela eclosão de larvas L1, e nas larvas L3-L4 e nos adultos, avaliou-se a sobrevivência dos mesmos. As alterações morfológicas foram analisadas através da microscopia óptica utilizando-se o microscópio óptico Olympus BX51 acoplado a câmera DP-71. Para o cálculo do IC 50, o percentual de sobrevivência de larvas e adultos e de eclosão de L1 foram plotados em função da concentração do composto utilizando-se uma análise não-linear com o programa GraphPad Prism 5 (GraphPad Software, Inc., EUA). Houve diminuição estatisticamente significativa na eclosão de larvas L1 e na sobrevivência de larvas L3-L4, obtendo-se IC 50 de 344,7 µg/mL e 194,6 µg/mL, respectivamente, assim como em outros estudos na pesquisa de produtos naturais promissores. Em adultos, o efeito foi mais acentuado, diminuindo drasticamente sua sobrevivência, sendo obtido IC 50 de 32,12 µg/mL. Por microscopia óptica, foi possível observar alterações cuticulares e degenerações das estruturas internas, tanto de larvas quanto dos adultos, em quase todas as concentrações avaliadas. Além disso, é possível perceber o fenômeno endotokia matricida em adultos tratados com o extrato a 25 e 50 µg/mL. Tais alterações encontradas afetam sua integridade, metabolismo e comprometem a sobrevivência do nematoide. Nossos resultados demonstram o potencial efeito anti-helmíntico de T. bullata, com diminuição significativa na sobrevivência e danos morfológicos relevantes. Dessa forma, o extrato bruto apresenta potencial efeito anti-helmíntico utilizando-se o modelo C. elegans.
Materia: Helmintos
Anti-helmínticos
Produtos biológicos
Tocoyena bullata
Caenorhabditis elegans
Helminths
Anthelmintics
Biological products
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::PARASITOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Unidade de producción: Instituto de Ciências Farmacêuticas
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 8-jul-2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SOUZA, Mateus Rangel. Avaliação do efeito anti-helmíntico do extrato bruto da planta Tocoyena bullata no modelo Caenorhabditis elegans. 2022. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) – Instituto de Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.
Aparece en las colecciones: Farmácia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MRSouza.pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.