Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21048
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Avaliação da produtividade e do conteúdo de óleo da microalga chlorella sp. nos meios de cultivo ASM-1 e BG11 com depleção de nitrogênio e fósforo
Autor(es)/Inventor(es): Amorim, Mayara Louzada
Orientador: Reyes Cruz, Yordanka
Coorientador: Chenard Diaz, Gisel
Resumo: As microalgas oferecem diversos produtos biotecnológicos, podendo ser utilizadas em diferentes áreas como tratamento de águas residuais, na indústria alimentícia, na indústria farmacêutica e na produção de biocombustíveis. Elas podem alcançar uma alta produtividade de óleo e assim são fonte promissoras de triglicerídeos que podem ser utilizados na produção de biocombustíveis. A espécie Chlorella sp. pertence ao filo Chlorophyta, e como a maioria das microalgas desse filo apresenta crescimento rápido e tolerância às condições de cultivo. Além disso, a Organização mundial da saúde reconheceu a Chlorella sp e a Spirulina sp. como “Alimento do Milênio” para a utilização na alimentação humana. Então, após a extração dos lipídeos a biomassa remanescente pode ser utilizada como fonte de alimento. Assim, esse estudo teve como objetivo principal cultivar a espécie de microalga Chlorella sp., realizando modificações nos meios que permitissem uma maior produção de biomassa e lipídeos. Como primeiro passo, testou-se em qual meio, ASM-1 ou BG 11, ocorreriam maior produtividade celular, em biomassa e em teor de lipídeos, como ambos os meios mostraram resultados próximos em ambos parâmetros, os dois foram utilizados nas seguintes fases do estudo. Posteriormente, três alterações nas condições nutricionais dos meios de cultivo foram realizadas após sete dias de cultivo em meio sem restrição de nutrientes. A primeira, uma redução da concentração da fonte de nitrogênio (nitrato) em 50%; a segunda, uma redução da concentração da fonte de fósforo (fosfato) em 50%; e a terceira, uma redução da concentração da fonte de nitrogênio (nitrato) em 75%. Os resultados obtidos dessas alterações foram comparados sempre ao controle realizado nos meios ASM-1 e BG 11, ambos suplementados no sétimo dia com o meio sem restrição de nutrientes. Tanto no meio ASM-1 como no meio BG 11, constatou-se maior teor de lipídeos nos experimentos com depleção de nitrogênio, maior a depleção, maior o teor de lipídeos. Já os cultivos com redução da concentração de fósforo em ambos os meios, tiveram uma concentração de biomassa superior que os meios ASM-1 e BG 11 na condição controle. Entretanto, os teores de lipídeos foram aproximados em relação ao controle do meio BG 11 e inferiores em relação ao controle do meio ASM-1, indicando uma acumulação de carbono através de outra molécula diferente da lipídica, como por exemplo, o amido.
Palavras-chave: Microalgas
Cultivo
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Fev-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: AMORIM, Mayara Louzada. Avaliação da produtividade e do conteúdo de óleo da microalga chlorella sp. nos meios de cultivo ASM-1 e BG11 com depleção de nitrogênio e fósforo. 2019. 49 f. TCC (Graduação) - Curso de Química Industrial, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Química Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MLAmorim.pdf718.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.