Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2110
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O desenvolvimento da abordagem evolucionista no pensamento econômico e a consolidação de um programa de pesquisa evolucionário
Autor(es)/Inventor(es): Rovere, Marcello Nadalutti La
Orientador: Fonseca, Maria da Graça Derengowski
Resumo: Delinea o desenvolvimento da corrente evolucionária em economia. Para tal, buscou-se colocar cronologicamente as contribuições teóricas de uma série de autores relevantes para o desenvolvimento da abordagem evolucionária, destacando-se os aportes de Thorstein Veblen, Armen Alchian e Nelson & Winter. Esta lista de autores não se pretende exaustiva, buscando apenas ressaltar contribuições determinantes na formação do pensamento evolucionário e que colaboraram em momentos e aspectos distintos para a consolidação deste programa de pesquisa. Examinando-se as dificuldades e soluções teóricas encontradas por essa corrente para os diversos problemas enfrentados entende-se que se alcançará uma maior compreensão do programa de pesquisa evolucionário. Propõe-se como fruto do desenvolvimento desta corrente a consolidação de um programa de pesquisa evolucionária alternativo ao programa de pesquisa neoclássico predominante na ciência econômica e mais adequado a analisar e compreender os processos dinâmicos da economia.
Palavras-chave: Pensamento econômico
Sistema econômico
Economia evolucionária
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/2110
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MNLRovere.pdf688,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.