Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2116
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Estratégias de visibilidade do movimento LGBT: Campanha não homofobia! um estudo de caso
Autor(es)/Inventor(es): Cotta, Diego de Souza
Tutor: Silva, Denilson Lopes
Resumen: A homossexualidade e seus desdobramentos é algo socialmente construído. A cultura de uma determinada sociedade irá se constituir como um fator crucial para a representação desta forma de sexualidade no imaginário coletivo, isto é, a partir de um complexo de tradições, pensamentos, costumes e comportamentos que o aceite da homossexualidade se processa ou não. Ampliaram-se e diversificaram-se as entidades e instituições produtoras de um saber sexual, ou seja, novos grupos se impõem como fonte difusora da “verdade” das relações sexuais. Percebe-se que este tabu está sendo quebrado cada vez mais pelos meios de comunicação, que até por uma breve análise, exacerba este assunto na veiculação das mensagens. Este trabalho tem por objetivo esmiuçar as estratégias de visibilidade do Movimento LGBT e seus esforços em produzir a sua “verdade”, com o intuito de extinguir preconceitos, discriminações e crimes em decorrência da orientação sexual e identidade de gênero. A Campanha Não Homofobia!, em meio a tantas outras, se configura, hoje, como principal instrumento de sensibilização social e política para a aceitação da homossexualidade na sociedade brasileira. O interesse é entender as táticas criadas que tem como objetivo lançar luz sobre esse movimento que, por essência temática, já é invisível e marginalizado. A campanha será um estudo de caso para que entendamos o modus operandi deste processo de conscientização social via mídia.
Materia: Imagem
Moviementos sociais
Campanhas publicitárias
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 23-jun-2009
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : COTTA, Diego de Souza. Estratégias de visibilidade do movimento LGBT: Campanha Não Homofobia! um estudo de caso. 2009. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DSCotta.pdf1.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.