Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21308
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Flavia Ferreira dos-
dc.contributor.authorLima, Luanny Matos-
dc.date.accessioned2023-08-09T13:46:35Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:24Z-
dc.date.issued2023-07-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21308-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua espanholapt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleA trajetória das audiodescrições produzidas na oficina de material adaptadopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8248295464551340pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1308340276552794pt_BR
dc.contributor.referee1Couto, Leticia Rebollo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6224939775524377pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa o processo de elaboração das audiodescrições de imagens produzidas na Oficina de Material Adaptado, criada em 2019. Inicialmente as audiodescrições produzidas na Oficina tinham como principal parâmetro uma oficina curta do Instituto Benjamin Constant. Entretanto, no final de 2019, tivemos acesso ao livro Audiodescrição na escola: abrindo caminhos para a leitura de mundo, de Lívia Motta, que trouxe uma perspectiva didática para as audiodescrições. Com a paralisação das aulas em decorrência da pandemia do Coronavírus, em 2020, o projeto passou a se dedicar à revisão do material adaptado produzido a partir do livro Gramática y práctica de español para brasileños (FANJUL, 2006). Assim, as audiodescrições dessa gramática foram refeitas, considerando a nova perspectiva de Motta, a integração da aluna cega na Oficina como aluna-consultora e as discussões do grupo de extensionistas. Para este trabalho, foram selecionadas três imagens que exemplificam as diferenças entre as audiodescrições de 2019 e as de 2020, comparando as versões diferentes para a mesma imagem. Pretende-se, a partir do relato dessa experiência na Oficina, demonstrar a importância de uma perspectiva didática para as audiodescrições utilizadas no ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Espanhol

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LMLima.pdf699.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.