Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21389
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Geografia e videoaulas: alternativa e possibilidade no ensino remoto emergencial
Author(s)/Inventor(s): Domicioli, Márcia da Cruz Santana
Advisor: Santos, Enio José Serra dos
Abstract: O presente trabalho é fruto de investigação monográfica, requisito de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia na UFRJ. A partir de experiência como professora da educação básica em momento pandêmico iniciado no ano de 2020, devido ao vírus SARS CoV-2, emergiram algumas indagações sobre o ensino remoto através do uso das plataformas digitais. Tal estratégia possibilitou o uso e a publicação de videoaulas na internet de diversas disciplinas para acesso flexível ao público de diferentes faixas etárias. Diante de tal cenário, é possível argumentar que o uso das ferramentas tecnológicas no processo ensino e aprendizagem exige mais que o conhecimento técnico; é fundamental o olhar através do conhecimento pedagógico. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi investigar que processos didáticos foram adotados em videoaulas para a veiculação de conteúdos de ensino de Geografia para alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. A escolha metodológica foi pela pesquisa exploratória através da coleta de dados em videoaulas de geografia disponibilizadas na plataforma YouTube para crianças de seis anos de idade. Como critério de análise, buscou-se identificar: o tipo de abordagem, metodologia e conteúdo educacionais que estavam sendo veiculados; quem os produzia; que perspectiva pedagógica era atribuída na disciplina de Geografia para o público infantil. Os resultados indicam que a produção de vídeos digitais promove o fácil acesso, o formalismo simples, a inserção dos alunos no mundo globalizado e pode ou não suscitar o desenvolvimento do pensamento crítico. No entanto, considera-se que as tecnologias podem ser meros veículos transmissores de informação ou então veículos que auxiliam na aprendizagem e no ensino.
Keywords: Geografia
Ensino à distância
Videoaulas
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 10-Jan-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: DOMICIOLI, Márcia da Cruz Santana. Geografia e videoaulas: alternativa e possibilidade no ensino remoto emergencial. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MDomicioli.pdf221.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.