Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21471
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Corpos-travessias nas ondas da Maré: práticas de leitura e a fabulação de novos mundos |
Author(s)/Inventor(s): | Ferreira, Gabriel da Silva |
Advisor: | Baroni, Patrícia Raquel |
Abstract: | A presente pesquisa de monografia é um convite para um passeio. Nessa viagem, atravesso continentes e oceanos na busca por conhecer práticas educacionais que possibilitam a criação de novos mundos a partir da literatura. O objetivo desta escrita é provocar novos sentidos sobre as combinações entre espaços culturais e a escola na luta pela implementação da lei 10.639/03 e a promoção do ensino da literatura afro-brasileira. Como caminhos metodológicos, encontro a cartografia como terreno fértil para mapear esses territórios possíveis. Atrelado a isso, à luz dos estudos com o cotidiano, fabulo com o Educativo do Galpão Bela Maré, espaço cultural situado no Conjunto de Favelas da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, pistas para se pensar essas práticas. O diálogo teórico-conceitual parte das produções de Azoilda Loretto da Trindade (2006), bell hooks (2017) e Nilma Lino Gomes (2019), importantes intelectuais negras que pulverizam magias com suas palavras e estudos sobre o campo educacional. Esta pesquisa permitiu compreender que é possível criarmos caminhos possíveis para se pensar o acesso e a apropriação de uma literatura comprometida com a emancipação e a justiça cognitiva e epistemológica. |
Keywords: | Literatura brasileira Cultura afro-brasileira |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2023 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GSFerreira.pdf | 2.47 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.