Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21507
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A influência dos transtornos de processamento sensorial na infância e os reflexos em suas ocupações: relato de experiência
Author(s)/Inventor(s): Militão, Vitória Helena Fernandes
Advisor: Mefano, Vania
Co-advisor: Schultz, Thais Giudice
Abstract: Este trabalho é um relato de experiência que teve como objetivo apresentar a repercussão dos transtornos do processamento sensorial nas ocupações da criança, evidenciando o impacto sobre seu desempenho ocupacional. Trata-se de um estudo qualitativo e bibliográfico cuja fonte de dados utilizada foi o caderno de campo em que se registraram minhas vivências em estágio extracurricular em um serviço de saúde particular. A partir do cotejamento entre as referências bibliográficas elencadas do tema proposto e as categorias temáticas oriundas da análise do diário de campo construíram-se os resultados esperados para apoiar e direcionar a discussão final. Nesse sentido, foram apontadas caracterizações acerca dos transtornos de processamento sensorial e suas influências nas atividades de vida diária, no contexto escolar e no brincar. Simultaneamente, frente a esses resultados apresentaram-se possibilidades de intervenção terapêutica ocupacional com crianças acometidas pelo transtorno de processamento sensorial, pautados pelos princípios norteadores da terapia ocupacional e dos estudos da integração sensorial de Ayres.
Keywords: Percepção
Desenvolvimento infantil
Sensação
Perception
Child development
Sensation
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Production unit: Faculdade de Medicina
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 13-Dec-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MILITÃO, Vitória Helena Fernandes. A influência dos transtornos de processamento sensorial na infância e os reflexos em suas ocupações: relato de experiência. 2019. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Terapia Ocupacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VHFMilitão.pdf452.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.