Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21572
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Determinantes ou determinação social do processo saúde doença: contribuições reflexivas para o trabalho da assistente social na saúde
Autor(es)/Inventor(es): Paula, Matheus Oliveira de
Orientador: Leite, Débora Holanda
Resumo: O estudo versará sobre o trabalho da assistente social na política de saúde, com foco na dimensão social do processo saúde-doença. Para tal, traçou-se como objetivo buscar compreender a relação entre determinação social vs determinantes sociais do processo saúde-doença na pratica profissional das (os) assistentes sociais e como estes conceitos são acionados, visto que possibilitará um diálogo acerca da importância da temática no campo operativo da saúde pública e no desempenho profissional do Serviço Social. Para isso, o percurso metodológico baseou-se na revisão da leitura crítica sobre tema, assim como também trouxe à tona questões vivenciadas a partir da experiência no campo de estágio. Nesse sentido, a organização das reflexões se estruturará, em um primeiro momento, apresentando o panorama da conformação sócio histórica da sociedade brasileira, ressaltando elementos de ruptura e continuidade que são estruturantes até a cena contemporânea. No segundo momento, procurou se analisar a inserção da agenda neoliberal, desde 1970, trazendo elementos fundantes dessa ofensiva do capital ao trabalho e do desmonte de políticas sociais. No terceiro e último, recuperou-se a trajetória histórica do Serviço Social brasileiro, até os dias atuais, construindo um diálogo entre a dimensão do trabalho coletivo em saúde e as particularidades do trabalho da assistente social, apresentando sua relação com a dimensão social da saúde, e problematizando o debate através da relação entre determinação social vs determinantes sociais do processo saúde-doença. Realizou-se algumas considerações sobre a prática profissional das assistentes sociais na saúde, notabilizando a construção de mediações para compreensão da realidade social em sua totalidade, bem como da necessária atuação sob a luz do código de ética profissional, articulado através das três dimensões constitutivas da profissão, a saber: ético-política; técnico-operativa; e teórico-metodológica. Por fim, dissertou-se sobre os desafios conjunturais dessa quadra histórica, com destaque para o cenário da Covid-19 e o impacto da crise sanitária para o trabalho das assistentes sociais na política de saúde.
Palavras-chave: Assistência social
Política de saúde
Serviço social
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Jun-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PAULA, Matheus Oliveira de. Determinantes ou determinação social do processo saúde doença: contribuições reflexivas para o trabalho da assistente social na saúde. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MPaula.pdf700.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.