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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Comércio internacional como motor do crescimento – Brasil e Canadá no século XIX
Autor(es)/Inventor(es): Martins, André Augusto Corsetti
Orientador: Prado, Luiz Carlos Thadeu Delorme
Resumo: Abordar o debate entre duas visões opostas acerca da relação entre comércio internacional e crescimento econômico durante o século XIX. De um lado, há a concepção de que o comércio internacional – determinado por fatores externos - é o motor do crescimento econômico. Do outro, defende-se que o comércio internacional é determinado por fatores internos, cumprindo o papel apenas de caudatário do crescimento econômico. Esta monografia abordará esse tema a partir de uma pesquisa empírica sobre dois países exportadores de produtos básicos no século XIX: Brasil e Canadá. No caso do Brasil, o produto escolhido foi o açúcar, enquanto para o Canadá, o trigo. Em ambos os casos, se buscou verificar se há uma correlação entre o volume exportado e o preço internacional do produto. Foi possível verificar que tal correlação foi encontrada com o açúcar no Brasil, mas não com o trigo no Canadá.
Palavras-chave: Comércio internacional
Crescimento econômico
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Set-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

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