Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21620
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Proposta de elaboração de material de divulgação científica como recurso para o Ensino de Química utilizando como tema gerador a pandemia da COVID-19
Autor(es)/Inventor(es): Lourenço, Fabia dos Santos
Orientador: Martinhon, Priscila Tamiasso
Coorientador: Silva, Célia Regina Sousa da
Coorientador: Santos, Alda Ernestina dos Santos
Resumo: Faz tempo que se vem tentando inserir a tecnologia das redes sociais na educação, porém ainda existia certa resistência por parte de alguns profissionais desta área, seja por pouca intimidade com essas ferramentas, preconceito ou falta de recursos físicos. Nos últimos anos a tecnologia se tornou indispensável a nossa sociedade, porém a escola ficou a parte de sua utilização, devido à falta de recursos físicos e profissionais capacitados, porém recentemente, devido a pandemia de Covid-19, ela teve que se adaptar de forma rápida, o que no começo causou grande desconforto para alguns professores e alunos. Várias são as metodologias que podem ser abordadas com o uso de redes sociais como estratégia pedagógica, dentre elas a utilização do ambiente como um espaço de debate e discussão, orientação de trabalhos, respostas aos alunos sobre notas e correção de trabalhos. Utilizando as notícias falsas, ou fake news, espalhadas durante a pandemia foi proposto uma atividade abordando os alimentos e seus respectivos valores de pH, através da confecção de um infográfico produzido na plataforma Canva. Segundo Vygotsky nascemos num tempo histórico que vai influenciar na nossa formação e cultura. Ao nascermos estamos inserido em determinada cultura que possui um conjunto de modos de pensar, de forma de agir, de valores e sentimentos que molda quem somos, ou seja, somos formados a partir das nossas interações. O relacionamento com as pessoas ao redor do indivíduo vai determinar o caminho da inteligência e sua personalidade, por isto abordar assuntos do cotidiano onde o aluno está inserido pode ser um recurso de ensino e aprendizagem. Já Lévy sugeriu a adaptação da aprendizagem por meio de dispositivos tecnológicos, uma educação aberta e à distância, usando de uma pedagogia que contribua para o aprendizado personalizado e cooperativo em rede, tendo o docente o papel de estimular a inteligência coletiva de seus alunos. O uso das redes sociais na educação, como o Instagram, pode ser um caminho para estimular a aprendizagem valorizando o saber dos alunos e estimular a Divulgação Científica.
Palavras-chave: Redes Sociais
Tecnologia
Notícias falsas
Ensino de Química
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade produtora: Instituto de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 4-Jan-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fabia dos Santos Lourenço.pdf2.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.