Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21791
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise dos índices de vulnerabiblidade costeira - IVC no litoral do município de Maricá - Estado do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Bruna Pires dos
Orientador: Castro, João Wagner Alencar
Coorientador: Gouvea Junior, Willian Cruz
Resumo: A erosão costeira é um processo geológico que ocorre ao longo da linha de costa, atingindo promontórios, estuários, deltas, falésias e praias arenosas. As consequências desse fenômeno, em geral, resultam em danos significativos a propriedades públicas e privadas, situadas nas orlas das planícies costeiras. Objetiva-se analisar o comportamento morfodinâmico das variações da linha de praia entre Itaipuaçu - Ponta Negra, município de Maricá, visando identificar áreas submetidas a risco geológico. Como procedimento metodológico, desenvolveu-se análise comparativa de fotografias aéreas e imagens de satélites entre 1976 e 2022. Utilizaram-se ferramentas de geoprocessamento através dos softwares ArcGIS ESRI e o plugin DSAS (Digital Shoreline Analysis System) para a interpretação de fotografias áreas de distintas datas de voos referente ao acervo da Força Aérea Brasileira (FAB) fornecida ao DRM (1976), ortofotos do IBGE (2005) e imagens do sensor WPM do satélite CBERS 04A (2022). Em seguida, desenvolveu-se etapas de georreferenciamento das fotografias aéreas do projeto FAB DRM, envolvendo 100 pontos de referência com a imagem base. Através de técnicas de sensoriamento remoto, foi realizada a composição das bandas R(3)-G(2)-B(1) e fusão com a banda pancromática das imagens multiespectrais do sensor WPM do satélite CBERS 04A. O método aplicado considerou projeções de uma possível sobrelevação do nível médio do mar à luz do cenário de mudanças climáticas globais, propostos pelo IPCC (Intergovernmental Panel of Climate Change) aplicado ao Índice de Vulnerabilidade Costeira (IVC) do USGS (United States Geological Survey). Esse índice classifica o potencial de risco geológico de acordo com seis variáveis físicas e dinâmicas, entre estas: amplitude de maré, altura significativa de ondas, declividade da costa, geomorfologia, taxas de variação da linha de costa e variação do nível do mar. Resultados obtidos sugerem a erosão de 1,78 a 1,37 m/ ano de sedimentos no segmento oeste do arco praial, e no segmento leste de acreção de 0,10 a 0,28 m/ ano durante o período de 46 anos. Notou-se que o arco praial estudado encontra-se submetido a processos de recuo de linha de praia principalmente nas áreas mais urbanizadas e acreção de sedimentos nos segmentos de baixa ocupação. Os critérios do IVC classificam o risco como baixo, moderado, alto e muito alto, logo o presente trabalho é fundamental para a compreensão das áreas vulneráveis as mudanças climáticas globais estabelecido pelo IPCC, assim torna-se possível um melhor gerenciamento costeiro por parte dos gestores e órgãos ambientais.
Palavras-chave: Recuo de linha de praia
Vulnerabilidade costeira
Deposição de sedimentos por ondas
Gerenciamento costeiro
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::METEOROLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Geociências
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, B.P.pdf1.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.