Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21973
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Universidade pública: do sonho ao pesadelo: um estudo acerca da evasão de discentes de uma unidade acadêmica |
Author(s)/Inventor(s): | Santos, Jeanne Rhaysa Araújo |
Advisor: | Guarany, Alzira Mitz Bernardes |
Abstract: | A Evasão no Ensino Superior é um fenômeno que vem crescendo ao longo dos anos e tem impactos negativos tanto para o indivíduo quanto para a sociedade. O presente trabalho tem como objetivo debater sobre a temática e as principais causas e questões que exacerbam a evasão universitária; além de expor os dados referente aos níveis de Evasão da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, uma das maiores Universidades Federais do Brasil. A estrutura se divide em três partes, primeiro abordando a construção do Ensino Superior, especialmente, o público; posteriormente abordando as Políticas de Acesso e Permanência e as dificuldades enfrentadas pelos alunos; finalizando com o perfil dos estudantes e a análise das taxas de evasão da unidade acadêmica, evidenciando a necessidade imediata de combate esta realidade. |
Keywords: | Ensino superior Universidades e faculdades públicas Serviço social |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Production unit: | Escola de Serviço Social |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 4-May-2022 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | SANTOS, Jeanne Rhaysa Araújo. Universidade pública: do sonho ao pesadelo: um estudo acerca da evasão de discentes de uma unidade acadêmica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Appears in Collections: | Serviço Social |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JSantos.pdf | 736.63 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.