Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22275
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: LLMs e IA generativa em jogos
Autor(es)/Inventor(es): Rolim, Fellipe Moreira
Orientador: Xexéo, Geraldo Bonorino
Resumo: Este trabalho explora a interseção entre a Inteligência Artificial (IA) e videogames, com foco especial em IA Generativa e Modelos de Linguagem Grandes (LLMs). O estudo abrange a evolução histórica da IA em jogos, uma análise aprofundada de Chatbots de IA (como o GPT-3) e LLMs, e a integração de Aprendizado de Máquina e IA Generativa nos jogos, destacando sua capacidade de se adaptar aos jogadores e proporcionar experiências personalizadas. A incursão na IA Generativa enfatiza seu papel inovador na criação de narrativas dinâmicas e experiências de jogo únicas. Esta pesquisa explora suas aplicações práticas, desde a personalização de diálogos até a geração de ambientes dinâmicos. A implementação prática de um "Simulador de TTRPG" demonstra como essas teorias podem ser aplicadas para criar uma experiência de jogo interativa e envolvente. As conclusões destacaram a transformação da IA de uma ferramenta reativa para uma proativa, moldando experiências mais ricas e desafiadoras. O estudo focou não apenas no estado atual da IA em videogames, mas também oferece um vislumbre de seus possíveis desenvolvimentos futuros. Considerações éticas também foram ressaltadas, sublinhando a importância de equilibrar essa inovação com preocupações sociais. Em síntese, o relacionamento entre IA e videogames está em constante evolução, prometendo transformar a forma como jogamos e desafiando fronteiras criativas. Este estudo oferece uma imersão abrangente nesse campo dinâmico, incentivando uma atenção contínua às futuras possibilidades e desafios instigantes.
Palavras-chave: Inteligência artificial
Videogames
Aprendizado de máquina
Artificial intelligence
Vídeo games
Generative AI
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO
Unidade produtora: Instituto de Computação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 19-Dez-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciência da Computação

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