Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/22311
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Os museus como espaços de educação não-escolares e sua relação com o direito à cidade nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Daniel de Souza
Tutor: Giambiagi, Irene
Resumen: Este trabalho de conclusão do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem como principal finalidade estudar a relação dos museus como espaços de educação não-escolares, com o intuito de verificar sua relação com o direito à cidade para as crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. O Museu é um espaço vivo, rico em conhecimentos, por isso é fundamental que ofereçam a possibilidade de ampliar os saberes daqueles que o procuram, a fim de permitir-lhes transportar-se a outros conhecimentos que ampliem suas experiências escolares e humanas. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma revisão bibliográfica com autores que abordam a temática no campo da educação, da museologia e das ciências sociais, com destaque para o seguinte referencial teórico: BEVILAQUA, CABRAL & GUIMARÃES, LEFEBVRE e TRINDADE. O objetivo geral que guiou a elaboração desta monografia foi analisar a relação do museu com a educação fora do ambiente escolar e sua contribuição em prol do conhecimento das crianças sobre cidadania e o direito à cidade. A escolha do tema baseou-se em textos lidos durante a graduação, bem como em experiências vivenciadas dentro da própria universidade. O estudo indicou que a parceria entre museu e escola é não apenas possível como necessária de ser concretizada, porém, para tal, é fundamental o estabelecimento de políticas públicas para que o desenvolvimento educacional dos alunos possa ser realizado de forma plena.
Materia: Museus
Educação infantil
Ensino fundamental
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 11-dic-2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SANTOS, Daniel de Souza. Os museus como espaços de educação não-escolares e sua relação com o direito à cidade nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DSantos.pdf474.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.