Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22324
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A deslegitimação linguística da leitura e da escrita: uma reflexão sobre o ensino de língua portuguesa e o engessamento textual do sujeito autor e leitor
Autor(es)/Inventor(es): Cruz, Georgia Pignataro Maruche da
Orientador: Belchor, Ana Paula Victoriano
Resumo: Este trabalho busca, primordialmente, realizar um processo de objetiva reflexão quanto ao ensino de língua portuguesa adotado pelo sistema educacional brasileiro, com ênfase nas consequências causadas pela estruturação da aprendizagem, ou seja, como o ensinar português em sala de aula deslegitima linguisticamente os processos de leitura e de escrita e, também, delimita o processo criativo e autoral do sujeito autor e leitor – o que, verdadeiramente, cria um engessamento textual evidente no desempenho discente nesses contextos. Para tanto, esta proposição acadêmica visa analisar e, sobretudo, debater de forma clara e legítima os entendimentos teóricos e práticos que discutem, com criticidade construtiva, a importância não somente de uma maior valorização da variação da língua portuguesa, mas, também, da autonomia do aluno tal como ser singular.
Palavras-chave: Língua portuguesa
Estudo e ensino
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GPMCruz.pdf586.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.