Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/22350
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | A Wikipédia como fonte de produção de conhecimento coletivo: uma perspectiva dialógica |
Author(s)/Inventor(s): | Queiroz, Vivian Rosa |
Advisor: | Tanzi Neto, Adolfo |
Abstract: | O presente trabalho de conclusão de curso apresenta reflexões e contribuições sobre até que ponto a Wikipédia pode ser fonte de produção e difusão de informação de conhecimentos coletivos. Para isso, esta pesquisa qualitativa, de cunho de revisão bibliográfica, apresenta inicialmente pesquisas que abordam o expressivo número de usuários de diversos países com suas variadas tradições, culturas populares e intelectuais e que atuam como editores, revisores e pesquisadores do conhecimento democratizado pela escrita coletiva. Pautado no campo da Linguística Aplicada para estabelecer significado didático-pedagógico e correlacionar as transformações dialógicas enciclopedistas, esse trabalho visa compreender o contexto dialógico da Wikipédia, enciclopédia livre, considerando suas barreiras editoriais e sublinhando contribuições multissemióticas para o ensino de línguas, lançando mão de um levantamento documental de cunho de revisão bibliográfica entre duas instituições de referência nacional (Unicamp e UFRJ) que validam o potencial de uso da Wikipedia de produção coletiva do conhecimento, assim como sua difusão, mesmo ainda, não sendo considerada confiável em todos os espaços acadêmicos. |
Keywords: | Wikipédia Dialogismo Revisão bibliográfica |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2023 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VRQueiroz.pdf | 272.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.