Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22350
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A Wikipédia como fonte de produção de conhecimento coletivo: uma perspectiva dialógica
Author(s)/Inventor(s): Queiroz, Vivian Rosa
Advisor: Tanzi Neto, Adolfo
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso apresenta reflexões e contribuições sobre até que ponto a Wikipédia pode ser fonte de produção e difusão de informação de conhecimentos coletivos. Para isso, esta pesquisa qualitativa, de cunho de revisão bibliográfica, apresenta inicialmente pesquisas que abordam o expressivo número de usuários de diversos países com suas variadas tradições, culturas populares e intelectuais e que atuam como editores, revisores e pesquisadores do conhecimento democratizado pela escrita coletiva. Pautado no campo da Linguística Aplicada para estabelecer significado didático-pedagógico e correlacionar as transformações dialógicas enciclopedistas, esse trabalho visa compreender o contexto dialógico da Wikipédia, enciclopédia livre, considerando suas barreiras editoriais e sublinhando contribuições multissemióticas para o ensino de línguas, lançando mão de um levantamento documental de cunho de revisão bibliográfica entre duas instituições de referência nacional (Unicamp e UFRJ) que validam o potencial de uso da Wikipedia de produção coletiva do conhecimento, assim como sua difusão, mesmo ainda, não sendo considerada confiável em todos os espaços acadêmicos.
Keywords: Wikipédia
Dialogismo
Revisão bibliográfica
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VRQueiroz.pdf272.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.