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http://hdl.handle.net/11422/22510
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Duas correntes de emancipação em disputa: o protagonismo de “Rosa” e “Maria João” em Virgem Margarida de Licínio Azevedo |
Author(s)/Inventor(s): | Carvalho, Natacha Aquino de |
Advisor: | Teixeira, Vanessa Ribeiro |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo analisar a maneira como as personagens “Rosa” e “Maria João” protagonizam visões antagônicas de mundo e de emancipação da mulher no interior narrativo do filme Virgem Margarida (2012) do diretor Licínio Azevedo. Além de examinar a ambiguidade entre as visões intercaladas das personagens quanto ao papel da revolução moçambicana na construção da mulher nova e do homem novo, o estudo dialoga com as reflexões de Frantz Fanon em Os condenados da Terra (1968) para discutir o processo de colonização em Moçambique antes e depois da revolução. O trabalho também conta com ensaios de periódicos e livros acerca do cinema moçambicano que discorrem sobre o filme tratado, além de referenciais teóricos de análise cinematográfica. |
Keywords: | Cinema Moçambique Personagens femininas |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 23-Sep-2023 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
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