Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22532
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Estudo sobre a fixação do componente glenoidal de uma prótese de ombro anatômica e validação de um modelo numérico através do método de elementos finitos
Author(s)/Inventor(s): Silva, João Paulo Lima Mota da
Advisor: Maurel, Nathalie
Co-advisor: Diop, Amadou
Abstract: A omartrose concêntrica é uma doença que atinge a articulação glenoumeral, podendo ser necessária a intervençãao cirúrgica através de uma prótese de ombro. Dentre as três próteses existentes, a prótese total anatômica apresenta problemas de afrouxamento (“loosening” em inglês e “descellement” em francês) no componente glenoidal fixado à cavidade glenoidal da escápula através do fenômeno “rocking-horse” ou cavalo de cavalgar em tradução livre. Desse modo, o presente trabalho busca observar o fenômeno de afrouxamento através de um ensaio mecânico cíclico de compressão. Além disso, busca-se a validação de um modelo em elementos finitos para aperfeiçoar as técnicas e conhecimentos nessa área de estudo da biomecânica, em uma união entre anatomia e computação. Os resultados mostram que é possível validar um modelo em elementos finitos mas, no caso do ensaio mecânico, são necessários mais ciclos para que problema de afrouxamento seja observado.
Keywords: Prótese de ombro
Método dos elementos finitos
Componente glenoidal
Fenômenos biomecânicos
Shoulder prosthesis
Finite element method
Glenoid component
Biomechanical phenomenon
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOS
Production unit: Instituto Politécnico
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 23-Oct-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, João Paulo Lima Mota da. Estudo sobre a fixação do componente glenoidal de uma prótese de ombro anatômica e validação de um modelo numérico através do método de elementos finitos. 2023. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2023.
Appears in Collections:Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JPLMSilva.pdf1.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.